•  
  •  
Imprimir

RESPONSABILIDADE E EXPECTATIVA NO ENSINO DO DIREITO

Escrito por CLARA. Posted in Blog

AUTORIA: IVIS MELO SOUZA

RESUMO: É comum, no curso de Direito, em qualquer faculdade, professores exercerem suas atividades como Advogados Magistrados, Promotores, etc. O problema é que muitas vezes, distante de ser regra, o operador do Direito, na qualidade de professor, fica limitado à prática do exercício de seu ofício e como docente fica resumido ao seu conhecimento específico.

                   Entender como atributo o conhecimento técnico e específico do professor, no curso de Direto, é importante, mas não é sinônimo de eficiência no ensino do Direito, mesmo entendendo a importância prática que é levada à sala de aula. Todavia, só isso, não é o bastante.

                   Depositar toda carga de responsabilidade nos professores não resolve o problema. Tal categoria não é responsável, unicamente, pelos problemas existentes. A responsabilidade é compartilhada com o sistema a que essa categoria pertence. A habilidade dos professores, para o exercício da docência, não pode ser reduzida ou deduzida por meio dos seus conhecimentos específicos, como operadores do Direito, nem tampouco, por títulos de mestres, doutores, etc.

                   É importante atentar sobre a verdadeira finalidade do professor do curso de Direito e sua importância para graduação, que sem dúvida é contribuir na formação de profissionais comprometidos com a ética e com a sociedade. Para isso é preciso que haja mudança no modo de ensino dos professores e que estes se conscientizem da importância que têm na formação de novas gerações.